segunda-feira, 8 de julho de 2013

Trilhos deslizantes banco Chevette e Recondicionamento Pinças de Freio do Kadett para Chevette

Boa noite Galera,

Hoje terminei de fazer os trilhos deslizantes dos bancos do Chevette Tubarão, feitos de plástico, onde corre os bancos do Chevette. Até que ficaram bons.

Kit plasticos deslizantes do banco do Chevette Tubarão pronto:


Parafuso inox com cabeça cônica devidamente encaixado no trilho, para o banco nao trancar no parafuso:


Trilho dos bancos do Chevette Tubarão parafusado só para ver como ia ficar:




Depois disso comecei um tratamento da lata por dentro da porta do Chevette Tubarão, pois o latoeiro nao fez como prometeu. Já estava tudo oxidando, pois foi colocado chapa nova nos remendos.
Eu apliquei com pistola, o ferlicon, por dentro de toda a porta, tanto lado carona como lado do motorista. O tempo de reação do produto, é de 24h, entao amanha já estará pronto para próxima etapa. Alguns tempos atras eu tinha comprado um spray de zincagem a frio, vou aplicar isso por dentro da porta, e depois vou aplicar uma tinta PU para dar uma protecao a mais.




Bom... como ainda tinha um tempinho ainda antes de ir buscar a esposa no serviço, resolvi começar a montagem das pinças de freios que foram restauradas.

Abaixo vou colocar um passo-a-passo da montagem já com as dicas para não sofrer tanto quanto eu, fui na tentativa e erro até acertar. Vamos lá:

Pinça de Freio do Monza/Kadett para o Chevette, devidamente restaurada/pintada:


Parafusos a disposição:



Kit Reparo para pinça de freio do Monza/Kadette:


Primeiro passo pegamos o retentor de borracha e colocamos no vinco que tem dentro do buraco do pistão:


Retentor já no lugar (obs: passe um pouco que oleo no retentor e na cavidade do pistão) :


Segundo passo é colocar a "sanfona" de borracha que vai por fora. Nessa parte tentei 3 diferentes formas de encaixar e somente a ultima deu certo. Mas vou colocar as formas erradas para voces verem:

Assim NÃO da certo, encaixar a borracha na borda do pistão, empurrar o pistão e tentar encaixar a por ultimo na borda da pinça:


Assim também NÃO da certo, encaixar a borracha na borda da pinça depois tentar colocar o pistão:


Finalmente a FORMA CORRETA, assim DÁ CERTO: Encaixa a boca pequena no corpo do pistão e deixa a ponta da borda maior para fora do pistão, depois encaixa a borda grande na pinça, quando tiver bem encaixada na cavidade, empurra o pistao para dentro. Mas vou dizer que essa é a parte mais chatinha do processo, pois é bem dificil encaixar pois está tudo lambuzado de óleo:




Depois é a vez dessas sanfoninhas pequenas que vao nos parafusos que ligam a pinça nessa armaçao que nao sei o nome:


Primeiro voce deve encaixar no parafuso, senao depois nao consegue:


Depois voce encaixa na armaçao:


Dai é só encaixar junto com a pinça e parafusar:


Parafusos do flexivel e sangrador no lugar:


Agora é só colocar as pastilhas de freio:


Molas das pastilhas de freio novas:


Encaixa assim na pastilha de freio:


Depois assim:


Dai aperta com força a pastilha para baixo e puxa para tras para ela encaixar no local correto:



Pronto!!! Pinças de Freio restauradas e recondicionadas, novinhas prontas para ir para o carro.

Espero que tenham gostado do post.

11 comentários:

  1. E ae cara ali no parafuso com as coifinhas e bom botar uma graxinha no pino que vai pra dentro da pinça, chegou a colocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, coloquei oleo de motor ao invés de graxa. Valeu pela dica e obrigado pela visita ao blog!!!

      Excluir
    2. como vc fez o trilho deslizante pois o meu quebrou e nao encontro em luga nenhum

      Excluir
    3. Boa noite Mateus, desculpa a demora... acho que nao tinha visto o comentario.

      cara.. eu comprei um pedaço de chapa de poliuretano, mas se voce achar chapa de nylon fica melhor.

      Cortei e furei.. coisa simples.. sem segredos, só precisa de paciencia.

      Excluir
  2. Olá amigo, parabéns pela restauração, sempre acompanho o seu trabalho. Poderia me informar onde conseguiu os parafusos dos plásticos deslizantes dos bancos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo,

      Eu comprei em loja de parafusos, no caso aqui em Floripa comprei em uma loja chamada Milimetrico.

      Excluir
  3. Olá, que trabalho bacana a restauração no blog, seguinte possuo um chevette 74 está faltando os trilhos do banco, já corri alguns ferro-velho e nem na internet consegui achar poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Fala Gabriel!!! Obrigado pela visita!!! Seguinte qual trilho está faltando? Pois o chevette não exatamente um trilho.. na verdade são 2 peças apenas.. uma de metal que vai ao lado da caixa de roda.. e no lado de dentro vai apenas aquela peça de plastico (que eu fabriquei por não achar) parafusada direto no assoalho.

      Se tiver te faltando as peças de metal, vais ter que garimpar ferro velho até achar um que tenha o chevette com os bancos no lugar ainda para voce pegar e aquela peça de plastico onde corre em cima.. essa ai mesmo nao existe mais ... vai ter que fabricar.. podes comprar um pedaco de chapa de tecnil e fazer como eu fiz.

      Excluir
  4. beleza obrigado pela ajuda, isso seria as chapinhas que estão faltando e o meu banco está no apoiado direto no assoalho

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, parabéns pelo blog, vou aproveitar algumas das dicas logo logo no meu 76!
    Uma pergunta, não vi se vc comentou em outra postagem, essas pinças do Monza kadete servem direto no cheve, ou tem que fazer alguma adaptação?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo teve que adaptar oque pra colocar a pinça do kadett nele deu muito trabalho? oque precisou? O freio ficou bom.?

    ResponderExcluir