segunda-feira, 22 de julho de 2013

Identificação Fios do Chicote Elétrico Original do Chevette Tubarão

Bom.. hoje em Floripa ta chovendo o dia todo, ta frio para caramba.. então a melhor coisa é não ficar na rua. Peguei umas peças que eu havia pintado na semana passada e montei:


Capa do motor do limpador de parabrisa:


Suporte da Bobina MSD Blaster 3:


Coloquei o módulo da ingnição Bosh 6 pinos, ao lado só para ter uma idéia de como ia ficar (o módulo foi polido e envernizado):


Visão Geral:


Bom.. como não dava para fazer mais nada na rua por conta da chuva, peguei o chicote elétrico original do Chevette Tubarão e comecei a identificar / catalogar os fios dos conectores. Estipulei um padrão de posição para olhar para eles.

Nos conectores do lado do Chicote coloquei as duas orelhas para cima ^-----^ , como na foto abaixo:


E nos conectores da chave seta e estojo de ingnição, coloquei a cavidade lateral para direita, conforme foto abaixo:


Primeiro passo identifiquei quantos fios e quais cores saia de cada buraco, depois imprimi o esquema elétrico do Chevette:



Depois fui identificando alguns fios pelo chicote + esquema elétrico e alguns outros eu fiz uma "engenhoca" para poder testar. Peguei uma fonte 12v identifiquei o cabo positivo e cabo negativo, ao negativo conectei o negativo de uma lâmpada led 12v, ao positivo da fonte eu colocava no positivo do chicote e na ponta de positivo da lâmpada, eu ia colocando nos conectores do chicote e testando até descobrir o que era. Ex: luz alta, limpadores, setas...



Resultado final da identificação dos fios dos conectores do Chicote Elétrico Original do Chevette Tubarão:


É isso ai galera, espero que isso ajude aos amigos que por acaso forem refazer o chicote assim como eu to fazendo isso vai ser MUITO útil, depois vai ter continuação, do novo conector feito com o chicote da 12VoltBoost.

Eu ia pagar para fazer na auto-elétrica, mas resolvi que vou estudar essa parte e fazer tudo, pois assim não fico na mão de mão de obra meia boca, que não vai fazer com o acabamento que eu pretendo fazer, na mao de caras que vao me cobrar a minha alma para fazer um serviço desses que to fazendo de identificar tudo. huahuahu

É isso ai galera.. valeu!!!  Espero que tenham gostado!

46 comentários:

  1. Show de bola, certamente vai ajudar e muito outros usuarios. Abraço Galardão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mestre!!!

      Obrigado pela visita!!! Esse é meu intuito... compartilhar informação e ajudar /facilitar a todos como eu que querem fazer a coisa do jeito certo.

      Excluir
    2. Amigo, estou precisando dos esquema do Chevette 83. Teria algo para ajudar ?

      Excluir
  2. Boa tarde amigo!excelente trabalho o seu neste chevette!eu tenho um ano 76,comecei a reforma esta mes.Qua hidrovacuo vc esta utilizando ai?eo chevette meodelo junior?Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Max, em primeiro lugar obrigado pela visita. Bom.. sobre o hidrovacuo é o seguinte... é o suporte de hidrovácuo do chevette 87 para frente, hidrovácuo do corsa 99 e cilindro mestre do pálio (nao sei o ano) com embolo 22 (vem escrito 22 no ferro) é utilizado esse cilindro mestre pois ele tem o pistao (embolo) maior e em consequencia manda mais pressao, pois eu to utilizando discos de freio de Kadett/Monza, discos ventilados. Se voce só quer colocar hidrovacuo pode usar o kit dos chevettes mais novos que fica bom. Em breve vou postar um tutorial para fazer esse sistema de freios que to utilizando.

      Excluir
  3. Boa noite luiz!
    Cara passei dois dias lendo toda a historia do seu blog, foi como se eu tivesse pegado um livro muito interessante pra ler, foi impressionante! rsrs... Adorei as suas postagens! Parabens pela dedicaçao!
    Estou pesquisando um para comprar, sera que vc pode me dar umas dicas? Me add no face...
    Vou passar a acompanhar seu trabalho e me inspirar nele!
    Abrç! Patrik

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Patrik, em primeiro lugar... obrigado pela visita, pela dedicacao em ficar 2 dias lendo... para alguns isso pode parecer tolo.. mas eu fico muito feliz cara,... principalmente em ver que a pessoa consegue se sentir dentro da história do meu carro. Muito bom!!!!

      Cara.. a dica que dou... procura um tubarão que não esteja muito podre, pois mao de obra para fazer funilaria é BEM complicado. Algumas partes de lataria é fácil encontrar e outras sao raras, então vou te dizer o que é fácil e voce entende que o restante é dificil hahahu. Paralamas, caixas de ar, fundo de porta-malas, fundo assoalho interno, painel traseiro remendo lateral traseiro... essas peças que citei.. tem para vender novas de reposicao (segunda linha) sao chapas mais finas... mas encontra fácil... do restante é chato... capo de tubarao é foda de achar... tampa do porta-malas é +- pois ainda acha nos chevettes até 82, portas é o mesmo esquema da tampa da mala.. até 82 sao todas iguais. Se tua ideia é deixar o carro com aspecto mais original, tenta achar um tubarao com bastante acabamento original, pois sao caros para comprar depois... o meu tubarao nao veio com praticamente nada de acabamentos.. tive que comprar tudo.... vai bastante grana... mas essa é minha dica.. A

      Pode acompanhar o blog sim.. pois ainda tem muita coisa pela frente.

      Excluir
  4. Luiz, boa tarde. Mais uma vez (já perdi a conta de quantos comentários já fiz neste blog) espetacular!! Gostaria de te pedir uma coisa: Poderia me enviar o esquema elétrico? Também vou fazer pessoalmente a parte elétrica do meu tubarão 76... valew (jcr.lagoasanta@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, mais uma vez obrigado pela visita. Seguinte... acabaei de enviar uma mensagem para seu email com o manual de manutencao eletrica do chevette.

    Depois me manda fotos do servico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. edimilson_jimmy@hotmail.com17 de outubro de 2016 às 20:59

      Luiz você ainda está por aqui se estiver, poderia me enviar o esquema elétrico preciso reformar do meu tubarão 76 grato edimilson_jimmy@hotmail.com

      Excluir
  6. valeu ,estou reformando um 1976 estou com a grana curta ,estou fazendo eu mesmo a parte elétrica
    ,obrigado e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola.. depois manda umas fotos!!! Obrigado pela visita!!!!

      Excluir
  7. cara boa tarde to com uns pepinos no meu tubarão 77 jah to louco pra vende e agora ligo a sinaleira e so funciona um lado que é a do motorista o outro nada mas se dou pisca piso no freio e ré tudo funciona me ajuda ai ou alguém puder me ajudar pq paga sai muito caro flw. meu email é fabiosoaresmsn@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá cara show todas as dicas e passo a passos que você tem colocado aqui, já só olhando as fotos resolvi e copiei algumas ideias!!!
    Tem como me enviar também esse material de eletrica? meu e-mail é osmafilho@gmail.com

    Te agradeço bastante!!! e PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, pelos elogios.. depois me manda fotos do seu carro!!!! Mandei no seu email!!!

      Excluir
  9. Cara..todo material de eletrica que tenho ta disponivel ai no blog. Eu publico tudo que faço e consigo.

    Obrigado pela visita!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Luiz Fernando! Tudo bem? gostei muito do seu chevette. tenho um 77 tbm e gostaria que se possível vc me enviasse o esquema elétrico.
    alexandre.lucio61@gmail.com. desde já agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alexandre,

      Em primeiro lugar... obrigado pela visita!!! Mandei no seu email! Depois me manda fotos desse tubarao ai!!!

      Excluir
  11. Ola amigo Bela restauração estou começando a minha e pretendo montar o chicote essa semana tem como me mandar o esquema eletrico pois as fotos estao com qualidade um pouco ruin e nao consigo ver direto obrigado desde ja.
    amim.dinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. amigo quanto saiu o kit com o chicote e os pugs ?

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde Luiz, sou um apaixonado por chevette tambem, tenho um modelo hatch 1980, e gostaria de saber se seria possivel que me enviase o esquema eletrico dele. jorge.dode@yahoo.com.br.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Ola Luiz obrigado pelas informaçães da parte eletrica , tenho um 87

    ResponderExcluir
  15. Luiz Fernando estou precisando de um esquema elétrico também pois estou reformando um 1977 poderia me passar desde já obrigado meu email é dilsonpelegrini@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Luiz Fernando estou precisando de um esquema elétrico também pois estou reformando um 1977 poderia me passar desde já obrigado meu email é dilsonpelegrini@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Manda o esquema pra mim tb
    Caio.t.f.s@Gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo trabalho de restauração. Tbm gostaria de receber o esquema elétrico dochevette . nelsonlinsaudioeletronica@gmail.com. pela atenção

    ResponderExcluir
  19. boa noite amigo, desmontei o motor do meu cheva e agora queria encontrar um esquema de ligaçao do chicote, vc consegue me ajudar??? abraços!!!

    ResponderExcluir
  20. Rapaz, mas todo mundo está procurando esse esquema kkkk. Tô precisando muito dele kkkk, faz essa boa ação pra gente manda ae! kkkkkkk diegodecarli01@gmail.com
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  21. Alo luiz Parabéns pelo blog.estou reformando um chevet 85 poderia me enviar o comando elétrico geral do carro esquema de toda parte elétrica.fabianoferrarip@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. o chevette nao esta acentendo as luzes do painel e o carro nao desliga na chave equando pisa no freio acende a luz da bateria

    ResponderExcluir
  23. o chevette nao esta acentendo as luzes do painel,como a do oleo,a da bateria,a da seta e o carro nao desliga na chave equando pisa no freio acende a luz da bateria

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Esse esquema que vc fez está me ajudando bastante na reconstrução do chicote do meu chevette 1983. Só estou enrolado cno comando de setas mas vou resolver. Estou instalando o painel do CELTA com o comando de setas, luzes e limpador. Acredito que vai sobrar peças e se vc precisar de algumas (e eu puder ajudar) é só falar.

    ResponderExcluir
  25. queria saber como indentificar o fio pos chave do chevette 75 para a instalação de vidro elétricos

    ResponderExcluir
  26. muito bom bem esplicado amigo eu me chamo ANTONIO
    ESTOU TENTANDO RECUPERA CHAVE DE SETA DA QUAL VC MONTOU O ESQUEMA SERA QUE PODERIA MIM AJUDA E QUE OS FIO DA CHAVE SE SOLTAROS DOS PONTOS DE SOLDA E NAO SEI MEU E-MAIL AI
    antonio_jesus.santos@hotmail.com desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  27. Muito bom, parabéns pelo trabalho, você está sendo muito caprichoso, tenho certeza que quando ficar tudo pronto vai ser o Chevette mais lindo do Brasil, tenho acompanhado o blog e salvando muita coisa pois estou à caça de um Chevette tubarão até 77 para restaurar, sou de Pernambuco e por aqui é muito difícil de achar.

    ResponderExcluir
  28. Olá gostei muito da sua matéria, teria como me enviar o esquema elétrico do 73 estou restaurando vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  29. boa noite
    teria como me envia o esquema

    ResponderExcluir
  30. Cara isso é valido pro chevette sl 83 tbm?

    ResponderExcluir
  31. Olá amigo eu precisava do esquema elétrico do Chevette 78 com o uso do platinado , você teria , o seu blog e MT bom , tenho certeza que poderia me ajudar seria MT grato tô com a grana pouca e tô tentando arrumar o chicote do meu carro q foi cortado um pedaço

    ResponderExcluir
  32. Preciso do esquema elétrico não encontro pode me ajudar pv

    ResponderExcluir
  33. Valeu pelas dicas amigo sou de Curitiba o meu 74 foi reformado o latoeiro desligou tudo e não religou fiquei sem rumo mas c essas dicas vai dar tudo certo Deus abençoe a sua vida paz

    ResponderExcluir
  34. Ola bom dia amigo
    Onde poço imprimir o esquema elétrico completo do Chevette 93 oi se você poder me enviar
    Agradeço.

    ResponderExcluir