quarta-feira, 10 de julho de 2013

Montagem Piças de Freio Monza / Kadett no Chevette Tubarão

Boa noite Galera,

Para não perder o rítimo, hoje fui novamente trabalhar no Chevette. Vamos para as fotos!!!




Pendurei o carro nos cavaletes para fazer a instalação das pinças de freio de Monza/Kadett c/ Discos ventilados, no Chevette Tubarão:


Tirei o disco fora, pois achei que precisava para colocar a pinça, mas não precisa:



Depois fazendo um teste de colocar a pinça, descobri que um "caroço"que tem ali na pinça, atrapalha colocação dela, então os que pretendem usar esse sistema de freio, quando levar os cubos para tornear já leva as pinças para arrancar esse caroço:


Então tive que sair para ir no torneiro arrancar isso fora, mas depois vi que poderia ter feito em casa, tanto que ele nem cobrou, ele cortou com uma esmerilhadeira com disco de corte:


Utilizei 2 arruelas de pouco menos de 2mm para usar como espaçador, para que "de centro" da pinça com o disco.

Seguinte, é bem chato de colocar o parafuso com as arruelas ali, pois tem pouco espaço para as mãos rosquearem inicialmente os parafusos. O segredo é colocar o parafuso de cima sem as arruelas, para ficar mais fácil, e o conjunto ficar fixado, depois você pega e coloca as arruelas em baixo aperta, para depois afrouxar o parafuso de cima, afastar do furo, colocar as arruelas e apertar:


Resultado final é assim:


Outra coisa importante é o seguinte, para quem pretende usar roda 13" original do tubarão, tenho uma noticia triste, vai ter que fazer um espaçador BEM generoso, colocar prisioneiros ainda mais longos que os da rural. Vejam abaixo, eu tinha comprado um par de espaçador de 6mm, mas não deu nem pro cheiro.. então fiz uma "gambi" temporária, só para colocar a roda, mas vou mandar fazer um espaçador. Vai precisar fazer um espacador bem grosso (espessura da porca + espaçador da foto):


O pior de tudo é que sobra bem pouco parafuso para apertar as rodas, minha sorte que o parafuso é cônico e entra metade da rosca, o ideal é conseguir prisioneiro maior que o da rural (que foi os que usei):


Ainda assim pinça passa BEM perto da roda:

Eu havia passado Ferlicon por dentro das portas e hoje passei a galvanização a frio:



Quando eu sai para ir ao torneiro já aproveitei para passar na Casa das Borrachas e comprar aquelas borrachas ovais que vão no assoalho do Chevette:


Eu contei quantas vão ao todo, são 21 dessas acima, agora fica a dica para quem for restaurar... guardar elas (se estiverem em bom estado), porque custa R$4,75 cada uma!!! Isso mesmo, o cara da loja ficou com pena e fez a 4,50 cada, mas no fim das contas achei muito caro e comprei 6 apenas, para coloca na parte externa do carro, dentro das caixas de roda dianteira, mas dentro do carro é que vai o restante:


Comprei também umas redondinhas que vão no porta-malas, por incrível que pareça, essas o cara tinha originais GM e custaram R$1,00 cada, no meu porta-malas vão 5, e no assoalho do carro mandei tampar tudo, então só vai as do porta-malas mesmo:

Outro dia compro mais dessas ovais para o porta-malas, quando eu estiver mais "aliviado" de grana.

Outra coisa que comprei lá foi a mangueira de PU, para fazer o mangueiramento da suspensão do carro, como na dianteira já está com as bolas de ar, já deixei o mangueiramento passado por dentro das caixas de ar, da frente até o porta-malas:



Bom.. ai vai uma foto do carro final no final do dia de trabalho:


É isso ai galera... já levei o Chicote elétrico lá para casa da minha mãe, e acho que em breve vou começar a esticar ele para organizar os fios.

Espero que tenham gostado do post, e que ajude aqueles que vão colocar esse sistema de freio.

11 comentários:

  1. Muito legal!gostei muito e gostaria de saber se posso usar esse mesmo kit na chevy 500 e qual disco de freio você usou?

    ResponderExcluir
  2. Cara como faco para fixar as pinças na ponta de eixo posição dos parafusos e flexíveis

    ResponderExcluir
  3. Qual cubo usou e qual disco tbm brother fico no aguardo chevette ficou 10

    ResponderExcluir
  4. cara que cubo de roda vc esta utilizando ?????

    ResponderExcluir
  5. E o Cilindro Mestre o Hidrovácuo são quem?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, vc fez alguma adaptação mas bandejas dianteiras, para que as bolsas de ar não trabalhe como as molas... tortas? já perdi duas bolsas de ar... poderia me dar uma força?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigo estou com problemas no freio da minha marajo .ela está com freio atraseiro a disco do mareia.na dianteira fou colocar do santana discom de 239 mm ventilado e as pinças estou querendo colocar o cilindro mestre do monza tubarão ele tem 4 saídas uma para cada roda e colocar os flequicivel com trama de aço esporo que fique bom pois esta péssima de freio Obrigado pelas orientaçoes

    ResponderExcluir