segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Restauração / Manutenção da Caixa de Direção do Chevette


Bom Galera... nesse sábado que passou eu trabalhei na recuperação da caixa de direção do Chevette. O trabalho é bem tranquilo de fazer quem quiser meter a mão para fazer não tem mistério. A minha caixa de direção estava boa (sem folgas na caixa em si, nem nos bracos axiais), precisava apenas limpar tudo e colocar graxa nova. Vamos ao que interessa... as imagens (clique para ampliar).


Aqui é uma foto da caixa de direção prestes a ser desmontada.


Aqui desmontei primeiro a junção (junta elástica da caixa de direção):


Depois os braços axiais:



Depois o miolo da caixa de direção:


Tira o tampão da regulagem de folga da caixa, dentro dele tem uma mola e uma peça plástica e apoia na barra interna (cremalheira):



Ao jogar a cremalheira (barra interna) toda para esquerda, ela tem um pedaço sem dentes, para pode tirar o pinhão (pino central que faz girar a caixa).



Depois tirei o tampão grande onde fica o rolamento maior:


Ai dentro tem um rolamento que eu não bati foto nesse momento:


Aqui é o lado do vedador, tem que ter muto cuidado ao remover para nao estragar ou compra rum novo, em baixo dele tem umas esferas também que tem que ter cuidado para nao perder:


Vai puxando a cremalheira na manha.. dando umas giradas que ela vai saindo


Aqui é o conjunto todo desmontado, próximo passo é limpar bem (eu utilizei gasolina), lavei tudo, pecas rolamento, tudo:


Aqui é o resultado final das peças limpas e desengraxadas:






Depois de tudo limpo e seco, foi só comecar o processo de pintura para revitalizar as peças e proteger da oxidação.
Primeiro dei uma mao de fundo wash primer para matar oxidacao, depois passei pintei de preto as partes de aco:



Na sequencia pintei de prata as partes de alumínio:



Essas pontas não são alumínio, mas resolvi pintar de prata... na verdade nem aparece, fica escondido pela coifa:


Junta elástica da caixa de direção do Chevette finalizada:



Kit pintado pronto para montar:



Abaixo começa o processo de engraxar e remontar:
Embalei tudo com plastico film (aqueles de comida), para nao encher de graxa as peças pintadas:


Graxa para rolamentos:


Da aquela engraxada na cremalheira e vai colocando na manha para dentro:


Depois engraxa e coloca o rolamento grande:


Na sequencia coloca o pinhão (apoiado no rolamento grande), coloca o suporte das esferas e as esferas:


Coloca a bucha e a mola:


Fecha bem tudo e testa para ver se ficou leve a direção .. se ficar pesado é só afrouxar um pouco o tampão que segura a mola:


Coloca os braços axiais no lugar e engraxa:



Depois coloca as coifas novas:


Limpa todo e pronto, a caixa de direção está nova!





OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Antes de fechar o miolo da caixa de direção é importante encher de graxa. Mas quando eu digo encher.. é encher mesmo.. ate não sobrar mais espaço dentro.

É isso ai galera.. espero que ajude quem precisa fazer manutenção na caixa de direção do Chevette.



45 comentários:

  1. tenho um chevette e hoje fui ao mecanico e tera de fazer tudo isso que vc postou, muito legal pois tirou varias duvidas. valeu.Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcos,

      Poxa cara... isso me deixa muito feliz, saber que minhas experiencias estão ajudando a galera. Show de Bola!!!

      Se tiver ferramentas, é um servico tranquilo de fazer em casa viu!

      Excluir
  2. opa, na hora de colocar no lugar a caixa de direção, ela vai completamente montada? e entra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lucas,
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      A caixa de direcao vai completamente montada sim. Não tem mistério. É um serviço bem simples de fazer.

      Excluir
  3. Fala ae irmao,parabens pelo trabalho.tenho um a duvida,como voce retiro a junta elastica da caixa de direçoa?voc e preciso mexe no volnate?a minha aqui estava toda cheia de barro.nao consegui desmonta.ajuda ae como retira a junta.valew...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara.. nao tem misterio... sao 3 parafusos e ela esta totalmente desmontada. tenta dar uma boa limpada nela..tirar o barro.. depois passar um WD40 para para os parafusos sair mais facil. Veja a segunda foto desse meu post. ali mostra ceritinho os parafusos.

      Excluir
  4. minha cremalheira esta com folga pode ter alguma bucha que esta gasta?parece que a roda esta solta fazendo muito barulho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigado pela visita e pelo comentário.

      Cara... pode ser várias opcoes. Pode ser apenas regulagem onde apertando uma porca que tem ali ja da o aperto, pode ser as buchas internas, pode ser a propria cremalheira que gastou. Se fosse voce, partia logo por comprar um kit de buchas novos que tem no mercado, desmontava tudo.. limpava bem engraxava tudo certinho e montava tudo justinho, tem bastante fotos para voce ver ai o processo. se ainda assim fica com folga, dai o problema deve estar na propria cremalheira que pode ter gastado os dentes.

      Espero ter ajudado e volte sempre ai no blog.

      Excluir
  5. Parabéns pelo serviço e pelo passo a passo. Uma dúvida, no mercadolivre tem o kit de reparo parcial da caixa que vem com dois rolamentos acho que são os dois o pinhão, a peça plástica branca e a mola e uma bucha plástica geralmente preta em forma triangular com umas estrias, você sabe onde vai? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi.. é ali do interior, mas assim existe 2 modelos de miolo da caixa de direção do chevette esse que tas falando que tem no mercado livre é um kit de reparo das caixas mais novas.. nao sei te dizer exatamente, pois o meu nao tinha.

      Excluir
  6. Serviço de 1ª!!! Vou fazer isso na minha Marajó no sábado próximo, troquei as buchas mas os rolamentos estão ruins, na verdade so tem um e ta sem a bucha. Obrigado pelas dicas...
    Fabin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita.. depois manda noticias e fotos do servico!!!!

      Excluir
  7. Aquela junta elástica tem nova para vender.. é bem baratinho, cuidado pois é um perigo se ela estourar. troca isso urgente!!

    ResponderExcluir
  8. Minha caixa ta raspando um pouco sera que uma bela engraxada resolveria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola... cara só abrindo para ver.. mas se abrir já compra o kit manutenção da caixa que é baratinho e coloca novo. Se a cremalheira não estiver moida, fica zera!!!

      Excluir
  9. muito obrigado pela dica vou tentar dar uma reformada na minha caixa pois meu chevetinho esta presisando obrigado lcr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luiz.. meu chará!!! Cara.. mete a mão e faz mesmo.. nao tem segredo.. compra um kit manutenção da caixa que vem as buchas internas.. é bem baratinho que fica tudo zero.

      Excluir
  10. quais chaves sao nesesarias para esse servico .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara.. nao lembro a numeração das chaves, mas utilizei apenas um alicate de pressão e algumas chaves de boca. Só isso. Bem facil!!!

      Excluir
  11. cara bom dia. tenho um cheva 92 q esta com a direçao pesada ela nao retorna quando vira a direçao sera q é falta de algum ajuste !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.. pode estar com as buchas estouradas, as vzs basta vc comprar um kit reparo trocar as buchas e engraxar tudo novamente que fica zero.

      Excluir
    2. Bom dia comprei uma caixa de direção nova mais ficou muito pesada

      Excluir
  12. queria saber sobre um problema na caixa de direção, pois comprei um kit de reparo da cx direção do chevette mas o mecanico me falou que não adiantaria pois o sem fim da caixa direção esta com problema ou ele esta certo ou ele so quer ter trabalho de trocar cx velha por um cx nova que é o mais facil porem acho que ele nao que é ter trabalho de trocar essas peças da cx de direção, pode me ajuda ai com esse problema, me dar uma solução ai, meu email é jailsongto1800HP@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela demonstração,mais ai meu chevette tá com a direção passando direto,vc vira o volante mais a roda não virá vc sabe min dizer o q pode ser?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela demonstração,mais ai meu chevette tá com a direção passando direto,vc vira o volante mais a roda não virá vc sabe min dizer o q pode ser?

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela demonstração,mais ai meu chevette tá com a direção passando direto,vc vira o volante mais a roda não virá vc sabe min dizer o q pode ser?

    ResponderExcluir
  16. eai tudo beim.... primeiro parabens pelo seu trabalho e segundo tem como vc me dar umas dicas de como trocar a caixa de direção, no meu caso vou ter q substituir por uma nova??

    ResponderExcluir
  17. Depois que vi o seu trampo estou pensando de fazer eu mesmo, meu cheva ta com quase meia volta de folga na direção, será que se eu trocar o kit e as bucha melhora? Vc pode me dar algumas dica obrigado. meu email johnnyorosco@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. email incompleto, correto johnnyoroscokn@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. pode me tirar uma duvida quero trocar o kit da minha caixa mas quero saber o tipo de bucha que vai nas pontas de saída ou seja na ponta do braço onde vai os terminais de direção pode dar algum link ml

    ResponderExcluir
  20. Queria saber quais as chaves que eu uso pra tirar a caixa de direção do chevette ?

    ResponderExcluir
  21. So da folga na cremalheira se a direcao zoa. e a cremalheira da pra troca.ou tem outra forma inutiliza a caixa de direcao

    ResponderExcluir
  22. Boa ,atraves desse post eu fiz na minha ficou show de bola .

    ResponderExcluir
  23. amigo o que quero saber e até agora ninguém mostrou e sobre o tipo de bucha que vai dentro da caixa de direção onde corre o braço da cremalheira vc me diz onde encontrar ou e só retifica

    ResponderExcluir
  24. Quais são as chaves e ferramentas necessárias para trocar a caixa de direção do chevette 80?

    ResponderExcluir
  25. boa noite ,fiz tudo isso, mas ficou com 1|4 de folga como regulo.

    ResponderExcluir
  26. Olá!!! Tudo bem?caixa de direção da marca ampri,É boa preciso trocar a minha....

    ResponderExcluir
  27. olá, meu chevette esta fazendo um barulho na frente ainda nao identifiquei onde e, e vira joga o volante sozinho também. Quando ando um pouco começa e depois que paro o carro as vezes volta normal. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  28. Tem como tirar o pinhao sem tirar a barra de direção?

    ResponderExcluir
  29. Aonde eu encontro o rolamento da caixa direçao do chevette rolamento de trizeta?

    ResponderExcluir