sábado, 5 de janeiro de 2013

Desmontagem da suspensão dianteira do Chevette


Boa noite galera,

Hoje me grudei na suspensão dianteira do Chevette para desmontar ela toda para fazer a pintura, manutenção, embuchamento novo... e tudo mais....

Aqui é uma foto do conjunto antes de começar o serviço:


Comecei removendo a caixa de direção e a barra estabilizadora:






O conjunto está muito oxidado... os parafusos muito dificeis de remover... apesar dos parafusos muito rígidos.. essa parte foi a mais fácil...  a partir daqui comecei a fazer as coisas de forma errada, que me geraram muito mais trabalho do que eu imaginava.

Aqui foi a minha cagada, retirar o parafuso da bandeja inferior que liga ao agregado, ao inves de tirar o parafuso do pivô:


A galera do Chevette Maniac me ajudou pelo facebook, mas já era tarde eu ja tinha soltado esse parafuso... dai o serviço foi complicado.. porque eu dei porrada no pivô até dizer chega... e esse FDP não saiu por nada... fica a diga para quem nunca desmontou uma suspensão, assim como eu nunca havia desmontado. TIRE PRIMIERO O PIVÔ!

Desmontei o disco, pinça, e cubo:
Vou ter que mandar para o torneiro para retirar o pivô.



O pivô da bandeja superior é facil de soltar.. 2 pancadas e ele solta:




Agregado solto e eu quase feliz:


Os sonhados cubos para colocar disco maiores:


Visão Geral Final, quase tudo desmontado:


Minha caixa de direção não tem folga, porém está cheia de areia, pois o carro foi para o jato de areia.
Vou ver se é possivel desmontar tudo, engraxar e fechar de volta, colocando coifa nova e terminais de direcao novos:


É isso ai galera... obrigado pela visita.

11 comentários:

  1. acompanhando, serviço top !

    ssluciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu Amigo!!!

      Ta sumido heim cara!!! Precisamos marcar aquela carne com as patroas para ficarmos falando dos Chevettes!!!

      Cara... essa suspensao ai vai ficar nova... vai ser jateada e feita pintura eletrostatica.. vai ficar zero!

      Excluir
  2. Meu amigo olha isso, desde as 18h da noite até agora 22h lendo desde o início da restauração, achei que iria ver o carro pronto, ainda bem que vou poder acompanhar o restante do trabalho. Tenho um tubarão 76, iniciando a reforma. Como mão de obra é cara e nem todos tem a mesma paixão pelo chevette, eu mesmo vou fazer boa parte da restauração, foi o post mais completo que vi até agora e com certeza me motivou muito pra começar partes mais ousadas de se mexer no veículo. Daqui em diante estarei seguindo a reforma do seu chevs!!! Grande Abraço e parabéns pelo entusiasmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, em primeiro lugar desculpa pela demora de colocar uma resposta, acho que não recebi o email de aviso sei la.... mas muito obrigado por visitar o blog, obrigado por seguir!!!!

      Cara.. eu fico imensamente feliz em motivar e por ajudar pessoas com a mesma paixao pelo Chevette.

      Meu objetivo é exatamente esse auxiliar ao maximo aqueles que querem fazer e tem duvidas de alguma coisa. Eu não sou um expert em mecanica, para falar a verdade eu sou é programador... como eu nunca acho material ajudando a explicar como fazer as coisas, vou tentando colaborar com o pessoal.

      Excluir
  3. ola, o agregado é normal ser rachadinho dos dois lados???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Willian, não é normal nao. Da uma olhada nesses rachados.. veja se é possível soldar antes que aumente e condene seu agregado. Se alguem que trabalhar com solda disser que nao da para soldar... procure um agregado "novo" auto-peças. Se o agregado rachar demais vai comprometer sua segurança e pode comprometer o chassi do carro.

      Excluir
  4. Po cara,gostei muito do post,tenho um chevette ano 90,do qual gosto muito mas ele precisa ser restaurado,tenho que lanternar ele,e como não sei nada vou ter que pagar,mas a parte mecanica eu sei um pouco,suspensão,freios... Porém não tenho muito tempo disponível e tenho medo de começar e não terminar,mas lendo seu post me deu coragem e um pouco de aprendizado,show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TUdo bom Rafael!!!

      Seguinte cara... mete a mão e faz... se voce sabe um pouco já é muito!!! Eu fiz tudo na cara e na coragem sem noção nenhuma, fui aprendendo conforme necessidade. Sobre o tempo ai sim é um problema, mas faça coisa pequenas por vez, dai nao corre o risco de ficar com muita coisa para mexer.

      Obrigado por visitar o blog... e mete a mao na graxa ai.. e depois manda fotos!!!

      Excluir
  5. ola td bem , e a mola como vc soltou não tem perigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ari,

      Eu utilizei um encolhedor de molas apenas para segurar ela para não pular, mas tem que tomar muito cuidado se não usar pois a pressão é muito grande principalmente se a mola for grande. Se você não tiver um encolhedor de molas da para amarrar a mola com umas cintas de metal, mas não conseguiras remontar sem o encolhedor de mola.

      Espero ter ajudado, e obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  6. Boa Noite.
    Sobre o pivô inferior, o pivô não pode ter folga na bandeja correto?

    ResponderExcluir