domingo, 11 de setembro de 2011

Remoção da tinta (decapagem) da Lateral traseira direita do Chevette Tubarão 1977

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Bom dia Galera, ontem (10/09/11) comprei mais lixa tipo esponja (que custa bem carinha por sinal R$34,90) para continuar a decapagem do Chevette Tubarão 1977. Comecei pela lateral traseira direita do carro.

Em minha primeira experiencia com a remoção da tinta / massas (na tampa do porta-malas), eu notei que gastou muita lixa devido as camadas de tinta e massa que tinha e então decidi mudar de estratégia no trabalho.

Resolvi passar primeiro uma lixa grossa para arrancar o maior e depois sim passar a lixa tipo esponja (vou descobrir o nome certo da lixa para o proximo post) para dar o acabamento final e o resultado dessa sequencia, foi bem positivo, pois eu não sofri tanto para remover as camadas enormes de massa que tinha na lateral e a lixa não se estragou quase nada.

Obs: os vidro ainda não foram removidos, intencionalmente para não sujar tanto o interior do carro. Depois que lixar tudo removo os vidros e faço a decapagem dos cantos onde ficam as borrachas.

Sem mais delongas abaixo vão as fotos do trabalho:

Comecei o trabalho utilizando um furadeira c/ escova de aço para remover a tinta dos cantinhos onde a lixadeira não alcança.

Tinta dos cantos devidamente removidas


Aqui descobri um podre tampado com massa, que deveria ter sido feito com solda.


Nesse pedaço ai, descobri curvas (originais) na lata que estavam tampadas com massa.


Mais um podre escondido com massa no canto do vidro

Olha a quantidade de massa que colocaram nessa lateral. Esconderam um amassado com massa ao invés de repuxar a lata.


O maior foi removido com a lixa grossa.



Na foto abaixo, notem o friso que existe na imenda entre lateral e painel traseiro, pois é antes de lixar não aparecia.

Na foto abaixo quando fui lixando fui ficando espantado. Esse pedaço a lata (original) tem um friso, que não aparecia antes por causa da massa.

Lateral bem linhada, não entendo porque tinha tanta massa.


Nessa foto da para notar a quantidade de camadas tintas, massas, fundo.

Aqui já passada a lixa tipo esponja.


Vejam o resultado, é gratificante arrancar toda aquela massa e ver uma lateral lisa.

O resultado enche os olhos.



No cantinho mais ponto de corrosão escondido na massa.







Aqui já com a primeira demão do Wash Primer (fundo fosfotisante).








Olhem o compressor que está sendo usado para aplicar o Wash Primer. Compressor e Pistola MUITO ruim para esse serviço.

Compressor fraquinho de fluxo continuo, apenas para aerogrifo.

Pistola muito simples, não faz leque e tem uma abertura pequenissima.

Equipamento utilizado. Lixa grossa (no chão) e a Lixa tipo esponja na maquina.


Ai está o resultado da primeira demão do Wash Primer, fundo fosfotizante, para tratamento de lata contra ferrugem.
Ai está a traseira do carro ficando só na lata.

Quando o carro estiver todo assim, poderei levar para um latoeiro para fazer todas as soldas.


Bom galera, esse foi mais um pedacinho do trabalho de restauração do meu Chevette Tubarão 1977 que eu compartilho com vocês. E mais uma vez agradeço pela visita ao blog e peço que venham mesmo, não deixem de acompanhar a evolução do Tubarão.

2 comentários:

  1. Fernando, eu iria remover a tinta do opala com removedor pastoso, mas vi que desta forma foi mais eficiente... Qual o nome destas lixas que você utilizou, a 'esponja' e a grossa?
    Ahh, te adicionei no facebook! hehehe

    Abração

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